O que é o programa Vinho com Moderação e como vai funcionar?

O programa “Wine in Moderation, Art de Vivre” (‘o Programa’) é o compromisso mensurável do sector europeu do vinho para implementar uma contribuição efectiva e específica para a redução dos malefícios relacionados com o álcool, apoiado em informação baseada na ciência, educação alargada e auto-regulação do sector. O Programa representa a contribuição do sector para o Fórum da Saúde e do Álcool da Comissão Europeia dentro do enquadramento da estratégia da UE para apoiar os Estados Membros a reduzir os malefícios relacionados com o álcool. O Fórum da Saúde e do Álcool, do qual o sector do vinho é um participante activo, planeia coordenar os participantes de modo que o empenho bem sucedido possa ser partilhado com potenciais parceiros na UE. 

O Programa é uma iniciativa do sector europeu do vinho em conjunto. O seu objectivo é promover a responsabilidade no consumo de vinho e produtos vitivinícolas, apoiar a mensagem do vinho como um produto de excelência para ser saboreado de forma calma e moderada, e para educar os “stakeholders” e o público sobre os riscos sociais e de saúde do consumo excessivo e do uso impróprio, ao mesmo tempo que encoraja uma mudança cultural na abordagem ao consumo de álcool e fazendo da moderação uma moda. O Programa tenta mobilizar todo o sector europeu de vinho para construir parcerias com interessados a nível local, nacional e supranacional (UE), ao mesmo tempo que complementa e apoia iniciativas nacionais já em curso.   

Este Programa começou a ser desenvolvido pelo CEEV – Comité das Empresas Europeias de Vinhos - em 2008.

A AEVP – Associação das Empresas de Vinho do Porto - é membro fundador desta federação europeia e é a entidade responsável pela coordenação e implementação do Programa “Wine in Moderation, Art de Vivre” em Portugal.

Os principais objectivos deste Programa são: 

• Realçar o legítimo espaço do Vinho na sociedade Europeia, garantindo um ambiente económico e social que permita o desenvolvimento sustentável de negócios responsáveis;

• Promover moderação e responsabilidade no consumo de vinho;

• Apoiar a mensagem do vinho como um produto premium a ser saboreado lentamente e bebido moderadamente;

• Informar e educar intervenientes e público sobre riscos sociais e para a saúde do consumo excessivo e abusivo, encorajar mudanças culturais na abordagem ao álcool;

• Fazer da moderação uma moda.

Em Portugal o “Wine in Moderation, Art de Vivre” está traduzido para “Vinho com Moderação, Art de Vivre”.

A mudança de padrões culturais de consumo para reforçar o consumo moderado como parte de uma vida saudável é o eixo fundamental do programa “Wine in Moderation”.

A divulgação de uma mensagem de Vinho com Moderação (consumo moderado) é apoiada em três pilares de actividade:

a) Código de Boas Práticas de Comunicação Comercial;

b) Conselho de Informação do Vinho – partilha de informação sobre o vinho e saúde e boas práticas;

c) Programas de Educação “Vinho com Moderação – Art de Vivre”

Para mais informações deve consultar o site www.wineinmoderation.eu